INSCRIÇÃO ONLINE:

Data: 17, 18  e 19 de setembro de 2018

Horário: 8h30 às 17h30

Local: Centro Universitário Senac Santo Amaro

Endereço: Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro São Paulo

Público alvo: Profissionais da cadeia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas

 

 

Objetivo: Capacitar os profissionais a desenvolverem as técnicas de Sondagem de reconhecimento para fins da qualidade ambiental

Conteúdo Programático

  • Amostragem de Solo em Conformidade com a DD-038

  • Amostragem de Solo para definição das unidades hidroestratigráficas

  • Amostragem de Solo para quantificação de massa imóvel

  • Amostragem de Solo para varredura vertical de SQIs em alta resolução

  • Amostragem de Solo para Compostos Orgânicos Voláteis

                - NBR 16.434

                - Métodos de seleção

                - Métodos de Preservação

                - Métodos de Análise

  • Amostragem Multincremento

  • Amostragem de Solo para determinação de índices físicos

  • Metodologias de Amostragem de Solo

                - Single Tube revestido por Hollow Stem Auger

                - Dual Tube

                - Piston Sampler

  • Aulas práticas de amostragem de solo:

                - Descrição tátil-visual e definição de unidades hidroestratigráficas

                - Dual Tube e Piston Sampler

                - Varredura Vertical de SQIs

                - Seleção e preservação de amostra de solo para VOC por diversos métodos

Instrutores:

TANAKA.jfif

Engenheiro Ambiental formado pela UNESP/Sorocaba. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela FEB/UNESP e Doutorando pela FEB/UNESP na Área de Geotecnia Ambiental. Pós-Graduado em Gerenciamento de Áreas Contaminadas pelo SENAC e em Educação Ambiental pelo SENAC. Autor de diversos artigos em revistas, periódicos e Congressos nacionais e internacionais, e de capítulos de livros relacionados com Investigação de Áreas Contaminadas. Atualmente é Diretor Técnico da ECD Sondagens Ambientais, empresa especializada em coleta de dados para Investigações Ambientais de Alta Resolução (HRSC), docente das disciplinas de Investigação dos cursos do SENAC de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e em Remediação de Áreas Contaminadas, além de ministrar cursos e palestras em instituições públicas e privadas, como CETESB, UNICAMP, UNESP, entre outras.

MARCOS TANAKA

Geólogo formado pela UNESP de Rio Claro em 1988, com pós-graduação “lato sensu” em Gerenciamento de Áreas Contaminadas pelo SENAC Santo Amaro em 2011. Trabalhou durante mais de dez anos na área geotécnica e nos últimos 17 anos dedica-se a estudos de áreas contaminadas em todo o Brasil. Ministra aulas teóricas e práticas como professor convidado nos cursos de extensão universitária em “Investigação Geoambiental” da UNICAMP, na pós-graduação em “Gerenciamento de Áreas Contaminadas” do SENAC, na pós-graduação em “Investigação do Subsolo: Geotecnica e Meio Ambiente” do IPT e no curso de graduação em Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget de Suzano, sempre com temas relacionados à Investigação Geoambiental e Geotecnia. Atualmente é sócio-diretor da QUALCOMTEC - Geotecnia e Meio Ambiente e diretor técnico da área ambiental da ENGESOLOS - Engenharia de Solos e Fundações Ltda.

NILTON JORGE MIYASHIRO

SILVIO.png

​Químico formado pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com Pós graduação com especialização em Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Possuo mais de 20 anos de experiência em analises químicas ambientais. Atualmente responsável pelos departamentos ASM e de Amostragem da EUROFINS - ANATECH.

SILVIO NUNES