INSCRIÇÃO ONLINE:

Data:

11, 12 e 13 de março de 2019

Horário:

8h30 às 17h30

Local:

Centro Universitário Senac Santo Amaro

Endereço:

Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro São Paulo

Objetivo:

Capacitar os profissionais a desenvolverem as técnicas de instalação de poços e amostragem de águas subterrâneas para fins da qualidade ambiental.

Público alvo:

Profissionais da cadeia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Investimento:​

 

  • Associados AESAS: R$980,00

  • Não Associados AESAS: R$1.180,00

 

Conteúdo Programático

Teoria:

  • Investigação de Fase Dissolvida em Conformidade com a DD-038

  • Definição de unidades hidroestratigráficas

  • Ensaios para determinação de condutividade hidráulica (teoria e prática

  • Instalação de poços de monitoramento (teoria e prática)

  • Controle de qualidade de amostras de água subterrânea

  • Amostragem de água subterrânea (teoria e prática)

  • Métodos Alternativos de investigação de água subterrânea (poços pré-montados, perfilador vertical do aquífero, entre outros)

Prática:

  • Instalação de poço 

  • Amostragem de Água baixa vazão

  • Métodos alternativos - Screen Point, poço pré-montado, PVA

  • Slug Test

 

Instrutores:

Paulo Negrão é engenheiro civil formado pela PUC Campinas e PhD pelo Instituto de Geociências da UNICAMP. É CEO e Diretor Técnico da Clean Environment Brasil. Foi Gerente Internacional da QED Environmental Systems (EUA) de 1999 a 2005. Projetou e instalou centenas de sistemas de amostragem e remediação nos EUA, vários países da Europa, Brasil, Austrália, China e Japão, entre outros. É professor do curso de extensão em Investigações Geoambientais da UNICAMP e de Técnicas de Remediação 

na pós graduação Gerenciamento de Áreas Contaminadas do SENAC/São Paulo. É instrutor do Remediation Course da Princeton Groundwater Inc (Tampa, FL, EUA). Negrão ministrou vários cursos sobre remediação e amostragem de águas subterrâneas para empresas públicas, privadas e de pesquisa, tais como CETESB, Instituto Ambiental do Paraná, FEAM, INEA, UFSCar, UFRN, UFPE, Petrobras/CENPES, IBAMA, CPRM, UNICAMP, INMETRO, IPT entre outras. É relator do Grupo Técnico da ABNT para a elaboração das normas de construção de poços de monitoramento e procedimentos de amostragem de águas subterrâneas. 

PAULO NEGRÃO

Engenheiro Ambiental formado pela UNESP/Sorocaba. Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela FEB/UNESP e Doutorando pela FEB/UNESP na Área de Geotecnia Ambiental. Pós-Graduado em Gerenciamento de Áreas Contaminadas pelo SENAC e em Educação Ambiental pelo SENAC. Autor de diversos artigos em revistas, periódicos e Congressos nacionais e internacionais, e de capítulos de livros relacionados com Investigação de Áreas Contaminadas. Atualmente é Diretor Técnico da ECD Sondagens Ambientais, empresa especializada em coleta de dados para Investigações Ambientais de Alta Resolução (HRSC), docente das disciplinas de Investigação dos cursos do SENAC de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e em Remediação de Áreas Contaminadas, além de ministrar cursos e palestras em instituições públicas e privadas, como CETESB, UNICAMP, UNESP, entre outras.

MARCOS TANAKA

Geólogo formado pela UNESP de Rio Claro em 1988, com pós-graduação “lato sensu” em Gerenciamento de Áreas Contaminadas pelo SENAC Santo Amaro em 2011. Trabalhou durante mais de dez anos na área geotécnica e nos últimos 17 anos dedica-se a estudos de áreas contaminadas em todo o Brasil. Ministra aulas teóricas e práticas como professor convidado nos cursos de extensão universitária em “Investigação Geoambiental” da UNICAMP, na pós-graduação em “Gerenciamento de Áreas Contaminadas” do SENAC, na pós-graduação em “Investigação do Subsolo: Geotecnica e Meio Ambiente” do IPT e no curso de graduação em Engenharia Ambiental da Faculdade Piaget de Suzano, sempre com temas relacionados à Investigação Geoambiental e Geotecnia. Atualmente é sócio-diretor da QUALCOMTEC - Geotecnia e Meio Ambiente e diretor técnico da área ambiental da ENGESOLOS - Engenharia de Solos e Fundações Ltda.

NILTON JORGE MIYASHIRO

Técnica em Química formada pela escola SENAI Mario Amato e Especialista em Gestão Ambiental pela COPPE UFRJ possui 18 anos de experiência profissional desenvolvida na área ambiental atuando no segmento de Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Especialista nas técnicas de amostragem de águas subterrâneas, superficiais, residuais, amostragem de solo e sedimento e ensaios fisico-químicos. Especialista em sistemas de gestão da qualidade baseado nas normas NBR ISO/IEC 17025 e NBR ISO 9001. Reúne experiência na implantação, treinamento e manutenção de sistemas de gestão e auditorias internas em mais de 40 empresas do segmento ambiental. É Diretora Técnica na Soldí Ambiental, secretária executiva da AESAS - Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental e especialista em Ensaios de Proficiência em matrizes ambientais na REMESP - Rede Metrológica de São Paulo.

PATRICIA ALMENDRO RUIZ